“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”
Chico Xavier

Quem procura um Aconselhador Biográfico?

Diferentemente de um Biógrafo, o Aconselhador Biográfico trabalha com histórias vivas, com pessoas que ainda queiram mobilizar algo em suas vidas mas não sabem como. Pessoas que sentem que precisam fazer algo mais ou que não estejam satisfeitas com a situação em que se encontram e queiram fazer uma reavaliação de suas vidas, em busca deste algo. Partimos da situação trazida pelo cliente e a partir dela o processo se desenvolve. Não existe “receita” pronta que apenas seja replicada!

Como este processo pode ajudar as pessoas?

Na medida em que, com confiança, discrição e um método estruturado, refletimos sobre a nossa própria história de vida, passamos a enxergar um Panorama de nossas vidas, em que cada situação se encaixa dentro de um contexto maior e não como fato isolado. Com o apoio do Aconselhador podemos observar e refletir conscientemente sobre estes fatos, despertando em nós um novo olhar e uma nova compreensão sobre nossas verdadeiras possibilidades de transformação e realização.

Existe alguma idade mais indicada para participar de um processo como este?

Preferencialmente o Aconselhamento Biográfico se destina a pessoas que já tenham a sua própria história de vida para contar e sobre a qual possam refletir, pessoas que já estejam ativas no mundo. Antes desta situação, quando ainda não são responsáveis por seus atos e decisões, o processo fica incompleto. Isto, porque trabalhamos com o “EU”, consciente, do cliente.

E eu, que já estou com mais idade, também posso participar?

Claro! Quantas situações de vida vocês já não passaram! Quantos dramas, quantas conquistas e superações! Enxergar este panorama e vivenciar novamente cada situação, além de tornar a sua história VIVA, mobiliza forças internas que você nunca imaginou que as tivesse. É um aprendizado de si mesmo. Posso agora, com orgulho apropriar-me do meu passado e ter confiança no que está por vir. Recarrega as baterias!

Quantos encontros normalmente são necessários no atendimento individual?

Cada SER é único e esta é a premissa básica de todo o trabalho, por isto, parte-se sempre da questão trazida pelo cliente. Estima-se em torno de 12 a 15 encontros para pessoas na faixa de 45 a 50 anos de idade. Também há situações em que o cliente, passado algum tempo depois do encerramento do processo, queira voltar a considerar uma nova situação naquela história de vida tão única.