Neste processo, também conhecido como coaching biográfico, apoiados pelo Aconselhador Biográfico, vamos trazendo para a consciência as nossas lembranças, compreendendo a dinâmica da nossa existência, revelando um fio condutor e a percepção de que a nossa vida não é apenas uma sucessão aleatória de fatos e sim, um processo contínuo de desenvolvimento e transformação.
Trata-se de uma abordagem objetiva, passando pela visita estruturada ao nosso passado, pela compreensão do momento atual e pela visão mais clara e construção mais consciente do nosso futuro.
Numa atmosfera de acolhimento e total confidencialidade, somos convidados a fazer uma retrospectiva da nossa biografia, a entrar em contato com a nossa verdade e, a partir dela, mobilizar forças de transformação, que nos encorajam a ordenar o nosso destino.
Quando as nossas experiências de vida permanecem não digeridas e não integradas, elas atuam inconscientemente no nosso SER, consumindo nossa energia vital e continuamente interferindo na nossa relação com o mundo.
Diferentemente de um Biógrafo, o Aconselhador Biográfico trabalha com histórias vivas, com pessoas que ainda queiram mobilizar ou transformar algo em suas vidas. Pessoas que sentem que precisam fazer algo mais, que gostariam de ter uma maior clareza sobre sua caminhada ou que não estejam satisfeitas com a situação em que se encontram. Partimos da situação trazida pelo cliente e a partir dela o processo se desenvolve. Não existe “receita” pronta que apenas seja replicada!
Na medida em que, com confiança, discrição e um método estruturado, refletimos sobre a nossa própria história de vida, passamos a enxergar um Panorama de nossas vidas, em que cada situação se encaixa dentro de um contexto maior e não como fato isolado. Com o apoio do Aconselhador podemos observar e refletir conscientemente sobre estes fatos, despertando em nós um novo olhar e uma nova compreensão sobre nossas verdadeiras possibilidades de transformação e realização.
Preferencialmente o Aconselhamento Biográfico se destina a pessoas que já tenham a sua própria história de vida para contar e sobre a qual possam refletir, pessoas que já estejam independentes e ativas no mundo. Antes desta situação, quando ainda não são responsáveis por seus atos e decisões, o processo fica incompleto. Isto porque trabalhamos com o “EU”, consciente, do cliente.
Claro! Seja bem-vindo! Quantas situações de vida vocês já não passaram! Quantos dramas, quantas conquistas e superações! Enxergar este panorama e vivenciar novamente cada situação, além de tornar a sua história VIVA, mobiliza forças internas que você nunca imaginou que as tivesse. É um aprendizado de si mesmo. Posso agora, com orgulho apropriar-me do meu passado e ter confiança no que está por vir. Recarregar as baterias!
Cada SER é único e esta é a premissa básica de todo o trabalho biográfico. Partimos sempre da questão trazida pelo cliente. Nestes anos todos que tenho atuado, percebo que uma boa estimativa para o número de sessões gira em torno de dois encontros para cada fase de sete anos, a que chamamos de setênio. Esta é uma estimativa – algumas pessoas precisam ou querem se aprofundar em determinados temas da biografia, o que implica em mais sessões. Também há aquelas pessoas que, passado algum tempo depois do encerramento do processo, queiram voltar a conversar e considerar uma nova situação naquela história de vida tão única.
Sessões semanais periódicas de até uma hora e meia de duração cada.
Hoje em dia o trabalho é feito virtualmente, e como tal, tem se mostrado eficiente, com reflexões e trabalhos individuais entre os encontros. No final do processo o cliente recebe o resumo de sua biografia sob a forma
de um painel.
O trabalho com grupos é bastante enriquecedor, pois entrar em contato com experiências diversas auxilia no resgate de nossas próprias memórias.
Quando eu ouço o relato do outro, novas recordações podem despertar.
Grupos mistos, compostos de experiências e idades diversas, trazem muita inspiração. Outra possibilidade é formar grupos com uma mesma característica, oferecendo a possibilidade de troca de experiências e vivências. Por exemplo, grupo de pessoas que estejam perto de se aposentar, grupo de aposentados, grupo de mulheres, etc.
Trabalho individual de reflexão e elaboração das memórias, de reconstrução do caminho percorrido sob a forma de um verdadeiro Panorama incluindo fatos, sentimentos, fotografias, escritos, poemas e lembranças pessoais. Tem se mostrado um excelente presente para aqueles que queiram deixar sua vida registrada para gerações futuras, apresentando a teia da própria vida. No final do processo é entregue um documento agrupando todas estas lembranças de vida sob forma impressa.